A Explosão Sexual
Mais que uma revolução, o que se prepara é uma explosão sexual, da qual se pode perceber o rastilho. enquanto gregos e romanos desconheciam a noção de pornografia e os orientais praticavam regularmente orgias, nossa civilização judaico-cristã nasceu sob domínio da repressão. hoje, prostitutas, homossexuais, lésbicas, são marginalizados. outra classe importante que sofre repressão é a juventude. privar a juventude do prazer levará o mundo à explosão, é a tese do professor inglês W. Young.
Young condena os costumes da sociedade moderna num livro chocante intitulado Eros Denied (Eros Renegado). Best-seller na América do Norte e na Inglaterra, o livro anuncia e deseja a explosão da liberdade sexual. há 42 anos, isso teria parecido impossível, impensável, e aterrador. este livro brutal, onde foram empregadas voluntariamente palavras cruas, foi acolhido pela crítica conceituada e poderosas revistas, como Observer, Sunday Times, o New-Yorker, O Saturday Review e o The New York Times Book Review. Nesta, J. Donald Adams escreveu: uma obra notável, brilhante e revolucionária. Não conheço nenhum estudo de história do comportamento sexual que possa ser comparado a este" Sem duvida em pleno século XXI ainda não há e sem dúvida poucos livros provocam reações tão amplas. O autor de Eros Denied foi casado, Fiel e feliz. Eros Denied é a primeira parte de uma trilogia: "Estudos Sobre a Exclusão". As duas outras partes foram dedicadas "à guerra, à paz e à ordem mundial" e ao " uso do conhecimento".
O Texto que se segue é um resumo tão fiel quanto possível das teses e argumentos Wayland Young esta ai para informação, reflexão e discussão.
O Passado
Somos herdeiros de uma cultura castrada. A aversão ao sexo nos sufoca.
Young descreve a história do puritanismo desde a aparição de cultura judaico-cristã até o advento do que ele chama de cultura americano-soviética. Segundo ele, as armas nucleares são essencialmente armas de eunucos. Escreve: "nossa cultura, cristã, pós-cristã ou comunista é um eunuco. Suas partes cortadas são a pornografia. As armas termonucleares são seu brinquedo de falsa potencia e, se há algo mais mortal que a impotência, é a própria morte".
A noção de pornografia não existia no mundo greco-romano e, até nossa época, na China, no Japão e na Coréia. Os templos indianos são testemunhos deste fato. A clandestinidade do erotismo começou com o cristianismo e resistiu no decorrer de toda a história a história contemporânea.
Young descreve essa longa resistência, citando frequentemente palavras admiráveis, como estas do poeta inglês Traherne: "Ver, amar, desejar, e cantar louvores são a mesma coisa". A mentalidade moderna mudou consideravelmente em relação à mentalidade clàssica. Não podemos mais conceber que uma sociedade inteira se desrecalque em orgias ritualísticas. A própria ideia de uma orgia religiosa nos parece uma terrivel blasfêmia, algo diabólico e terrificante. A ideia de uma orgia não religiosa nos choca e, se não chega a provocar a cólera, provoca ao menos o riso apiedado do "civilizado", que sabe muito bem o que é a "boa saúde mental". Entretanto, os gregos entregavam-se a orgias regulares. Os hindus, os chineses e os japoneses também.
Os africanos ainda não renunciaram totalmente a essas práticas. nas sociedades orgíacas não existe nem divórcio nem adultério: não há necessidade disse. Young certamente não preconizava a volta de uma sociedade com orgias.
Mas mostrava que uma sociedade diferente da nossa é concebível para um espírito livre. Por que desapareceram as orgias em nossa sociedade? não poderíamos acusar nossa cultura:
"A Tecnologia forma grandes cidades industriais onde as uniões orgíacas, dando lugar, periodicamente, a uma confusa desmatrimonialização autorizada, não podem mais existir. Por outro lado, a medicina prolonga a média da vida, e os velhos não querem orgias."
Após a supressão das orgias, a cultura judaico-cristã exterminou um certo número de heresias a favor da alegria e do prazer, notadamente o pelagianismo. Pelagius era um leigo inglês ou irlandês (não se sabe ao certo) que foi adversário de Santo Agostinho e de São Jerônimo. Pelagius era um moderno: um homem que não achava que Deus era um inimigo. Os escritores antipelagianos de Santo Agostinho foram, segundo Wayland Young, a base do calvinismo, do jansenismo e do puritanismo da Nova Inglaterra.
É com grande ódio, que, aliás, dá muito mais vigor a seu livro, que Young ataca os puritanos da época vitoriana. William Acton, médico especialista em doenças e desordens do aparelho gênito-urinário, é sua primeira vítima. As obras de Acton começaram a ser publicadas em 1857 e tiveram um número considerável de edições de 1857 a 1875.
Acton foi o primeiro a formular a ideia perniciosa de que a abstenção sexual libera forças que poderão ser utilizadas em outros setores e que esta sublimação do instinto sexual deve ser feita para o progresso do coração e do espírito:
"Se os homens forem levados a acreditar que sempre que fazem amor, ao invés de aumentarem sua virilidade, eles a estão perdendo, o que farão? Envenenarão o mundo inteiro. Foi assim que surgiram os homens-máquinas da burguesia inglesa do século 19, em Rangoon e Nairobi, prestes a bombardear budistas e animistas assustados... Os que sentem saudades do Império Britânico dizem que o mundo nunca chegou a ter um mestre tão jovem e tão brilhante. É verdade. Os ingleses não conquistaram um império num momento de distração. Eles o conquistaram num momento de castidade forçada.
Os partidários da contenção
Os autores vitorianos como Acton e Laelemand, com seus escritos de acordo com a mentalidade puritana, têm angustiado muitas gerações de adolescentes, dando um retrato terrificante dos primeiros impulsos da sexualidade. Entregues a seus desejos solitários, estes adolescentes pensaram que as portas do inferno já se abriam para eles e que lá ficariam a vida inteira.
"Logo que terminei meus estudos, de 1937 a 1941, reinava uma atmosfera actoniana... Não podia imaginar que as mulheres também pudessem conhecer e amar o prazer. Em contrapartida, haviam-se prevenido que qualquer forma de atividade sexual, solitária, homossexual ou heterossexual era um grave dispêndio do capital precioso de energia física e de integridade moral que me havia sido confiado por meus pais. Mas como estes chegaram a sacrificar uma parte desse capital para me fazer vir ao mundo, isto nunca me foi explicado..."
O espírito Acton ainda reina no exército. Recentemente, o Daily Express revelava:
" Nos "Coldstream Guards", conservamos os homens casados no quartel durante o período que precede a apresentação da bandeira à rainha. Esta medida os impede de gastar suas energias e evita que desmaiem durante a cerimônia."
Formou-se então uma geladeira protetora, mas que está prestes a fundir-se de maneira catastrófica:
" O único meio de nos protegermos do monstro sexual é encerrá-lo de dentro de grandes volumes científicos, do tipo Havelock Ellis, Krafft-Ebing e Kinsey, sem falar de Freud. Na medida do possível esses volumes devem ser abarrotados de palavras estrangeiras ou latinas e gregas e de quadros estatístico-científicos. É como se afirmássemos que só o zoólogo pode observar um gato durante uma relação sexual sem correr o risco de que a terrível besta se volte contra ele e o devore. Mas a explosão aproxima-se. Enquanto esperamos, qual é nossa situação atualmente?"
Ora, nosso estado não é dos mais brilhantes. Na atmosfera aparentemente permissiva, mas ainda sufocante de nossa época, as restrições legais ou admitidas pela moral imposta e as clandestinidades travam uma guerra. São as clandestinidades que provocarão, assim como em toda guerra revolucionária.
O Presente
A sociedade priva a juventude de seu direito ao prazer.
Passando em revista as injustiças, opressões e absurdos em vigor, Young faz um estudo da prostituição n Inglaterra. Segundo a antropologia, são raras as sociedades sem prostituição. Young considera, evidentemente, que as prostitutas formam umas das classes excluídas da sociedade moderna.
Outra classe marginalizada é a dos homossexuais. Mas a mais importante das classes excluídas é a formada pela juventude:
"A sociedade moderna priva a juventude de seu direito normal ao prazer, condena-a, bloqueia-a e provoca uma situação de exclusão que a conduzirá à explosão.
O Rapaz que observa a moral oficial será um marido sem alma e inerte e passará a vida inteira num estado de domesticidade indolente, oprimido por uma falta de sabor essencial".
O adulto vinga-se no jovem
Há uma lógica sexual inevitável: as relações antes do casamento conduzem a casamentos felizes. Mas estes casamentos felizes não perduram e é preciso dissolvê-los ou substituí-los por outros casamentos felizes... esta revisão dos costumes atuais é dilacerante, mas inevitável:
"O adulto moderno vinga-se sobre os jovens, assim como se vinga sobre as prostitutas, e como se vinga, em geral, sobre todos os excluídos".
Esta vingança está parcialmente relacionada à convicção consciente ou inconsciente de que o pecado original existe.
"Mas não há pecado original: nós mesmos o inventamos e nele nos enrolamos como num lençol. Não temos necessidade de redenção. O homem não nasceu sob uma má estrela. Não há em nós nenhum defeito, nenhuma mácula original ou fatalidade. Não é fácil para nós, por nossa própria cultura, compreender que nós mesmo nos construímos. Há muitas maneiras de se jogar a responsabilidade sobre os outros: sobre os pais, por exemplo.Mas é possível romper esse círculo de desesperança e abandoná-lo para sempre."
Young descreve, em seguida, alguns dos aspectos mais sórdidos e sombrios da representação sexual e fala sobre o sadismo, que segundo ele, poderia ser eliminado pela liberdade sexual e por uma educação apropriada
A respeito do próprio Sade, observa muito justamente que o autor de A Filosofia na Alcova desejou ardentemente a bomba termonuclear:
" Um crime que me daria prazer verdadeiramente - descrevia Sade - seria o de atacar o próprio Sol, expulsá-lo do universo ou utilizá-lo para pôr fogo na Terra.
Depois disso esperamos que os sucessores de Kinsey nos dêem um estudo sobre a correlação entre os hábitos e os desejos sexuais, por um lado, e a atitude política e militar, do outro."
É preciso lembrar, a esse respeito, que Wilhelm Reich, discípulo extraviado de Freud, louco porem genial, já explicava o fascismo pela insuficiência e estreiteza da vida sexual.
Young observa ironicamente que o sadismo se curtocircuita a si mesmo, pois seu fim é a perda dos sentidos e a morte. E acrescenta no mesmo tom:
" O ascetismo cristão se curtocircuita de maneira idêntica. Se a virgindade agrada a Deus, cada vez haverá mais virgens e Deus ficará cada vez mais feliz; mas quanto mais virgens houver, menos homens nascerão para louvar a Deus, o que é uma contradição". É o que achamos em cibernética, de feedback negativo.
Mas o sadismo é apenas um aspecto de menor importância do fundo estado de maldade em que a repressão da liberdade sexual mergulha a humanidade. Por exemplo, o sadismo é apenas um dos aspectos particulares do movimento racista contra os negros
Young é um dos poucos brancos que teve a coragem de afirmar que as perseguições raciais têm uma base sexual.
O Castigo Divino
Repressão e obsessão são os dois frutos podres de nossa civilização. Young fala muito inteligentemente, a propósito da obsessão don-juanesca, em stakanovismo erótico. Stakanovismo é uma expressão russa aplicada aos obreiros que batem recordes de produção, Ela provém do mineiro Stakanov, que fornecia quantidades inacreditáveis de carvão por período de trabalho. O emprego dessa palavra permite que se estigmatize o conjunto da sociedade americano-soviética.
Existem, a esse respeito, documentos muito curiosos e, notadamente, um livro anônimo publicado na Inglaterra em 1888 sob o t´tulo Minha vida Secreta, Ineditamente proibido do qual foi vendido um exemplar em 1926 pela soma fabulosa de 17 mil libras, provavelmente a maior soma gasta até hoje por uma obra de literatura erótica.
O autor, que parece sincero, apresenta-se simplesmente como o negativo, a imagem inversa do puritano: a continência e a obsessão são, tanto uma quanto a outra, formas de exclusão.
O desaparecimento das doenças venéreas e a pratica de técnicas anticoncepcionais facilmente aplicáveis aumentarão ainda mais a frequência do stakanovismo sexual que parece já estar muito desenvolvido nos países anglo-saxões.
É preciso notar que Young, geralmente bem informado, é bastante otimista no que concerne ao desaparecimento das doenças venéreas. os antibióticos parecem ter perdido seu efeito. Resta-nos desejar que a síntese orgânica acabe por anular definitivamente essas doenças que foram consideradas por muito tempo como um castigo de Deus, sua vingança contra o prazer.
"Quando se viu pela primeira vez o espiroqueta arrasta-se e retorcer-se em espiral sob a lente do microscópio, ele foi considerado como o mensageiro divino, o portador do castigo."
Ao terminar o exame do presente, Young declara que Freud foi mumificado e envaidecido por seus adeptos. Na verdade, ele já foi largamente ultrapassado.
Freud um superado
"No tempo de Freud, o que estava prestes a se decompor nos esgotos e que ele trouxe à luz, era a sexualidade. No nosso tempo, o que está prestes a se decompor nos esgotos é o dinheiro. Entretanto, continuar discutindo, como fazem os freudianos, a perversidade entre criancinhas, é aceita a doutrina do pecado original e das obras do diabo. Que estranho "Liberador" este, que escrevia: "Nossos órgãos sexuais são os mesmos dos macacos e nós os trazemos conosco". Mas, nesse caso, nossas orelhas também o são!"
Além disso, foi como homem que Freud viu as mulheres e , como classe, elas também foram excluídas.
Quando a psicoterapia freudiana, convém lembramos que, após sessenta anos de psicanálise, parece estar estabelecido que o simples escoamento do tempo cura mais rapidamente e melhor do que a psicanalise. Convém, enfim, que notemos a semelhança entre psicanálise e a confissão, e a semelhança entre a cerimonia em que o futuro psicanalista por um velho psicanalista é analisado por um velho psicanalista e ordenação dos padres...
O Futuro
Não haverá mais desonra em honrar nossos desejos, sejam eles quais forem
O futuro próximo é a explosão. O futuro a ser construído é uma sociedade sexualmente livre.
"Uma época de liberdade sexual perfeita significa, para mim, não uma sociedade em que todo mundo durma com todo mundo, indiscriminadamente, mas uma sociedade em que cada um é totalmente livre para viver da maneira que escolheu por introspecção e livre arbítrio. uma sociedade onde os homens podem ser maridos fiéis, maridos infiéis, stakanovistas do amor, homossexuais e onde as mulheres podem ser esposas fiéis, esposas infiéis, stakanovistas, e onde tudo isso não chamasse mais atenção do que ser padre, jornalista, professor, engenheiro.
Dessa forma, os indivíduos encontrarão a vida que lhes convém, de acordo com as forças sociais e pessoais que os estimulam. Se a censura desaparece, se a ignorância desaparece e se a livre escolha fosse permitida, não haveria mais razão para que se ficasse infeliz por se ter escolhido esta ou aquela maneira de viver...
Sempre que perseguimos um desvio sexual determinado, estamos aumentando o número daqueles que praticam outro desvio. Se toda perseguição cessasse, não vejo nenhuma razão para que algum dentre eles aumente em número."
O Prazer Vem do Prazer
O Movimento natural da história e a ação dos homens e das mulheres à procura da liberdade chegarão a um estágio que não será nem uma utopia, nem uma idade de ouro.
" Nunca as coisas foram melhores ou piores. Elas foram diferentes, só isso; e serão diferentes. Certas causas de descontentamento foram eliminadas. Mas cada causa de descontamento eliminadas traz outras novas causas. Há uma lei de conservação do descontentamento. O homem é uma criatura que não é nem feliz, nem infeliz. Supor que o descontentamento poderia desaparecer, é o mesmo que acreditar que energia pode desaparecer."
Quais as medidas práticas que devem ser tomadas para que a revolução dos costumes seja organizada? Quanto a isso, Wayland Young é bastante vago. Ele acredita numa educação sexual baseada no seguinte princípio:
" O Prazer vem simplesmente do prazer e não da quebra de um tabu."
Deve-se notar que a educação sexual começa a se propagar, mesmo na Rússia. Os primeiros trabalhos sobre educação sexual acabam de aparecer neste país e esgotaram-se rapidamente.
Se a explosão é inevitável, pode-se acelerá-la, principalmente defendendo-se a liberdade de expressão. Existe relação entre a leitura de obras que exaltam o erotismo e os crimes de natureza sexual? Não dispomos de nenhum material estatístico sério a esse respeito. Pesquisas sistemáticas poderão auxiliar-nos, no futuro, na descoberta de certas correlações. Nesse caso, seria necessária uma lei de censura justa, e não nossas leis atuais, baseadas unicamente em nosso medo do sexo, em nossa negação de Eros.
A Revolução Sexual abalará a religião?
Young acha que não. Houve libertinos religiosos principalmente entre os gnósticos do segundo século alexandrino. Estes preconizavam um comunismo sexual cujo objetivo, parece, era o de demonstrar superioridade do homem sobre a matéria. Várias seitas protestante do século 16 na Inglaterra estimularam consideravelmente a liberdade sexual.
A segunda fase da libertinagem, segundo Young, é agnóstica e irreligiosa. Ela atinge sua mais nítida expressão na França, antes da revolução de 1789. Foi a reação de homens protegidos pela riqueza contra as opressões e que rejeitavam tanto a sociedade quanto a Deus. Essa libertinagem foi exterminada pela Revolução Francesa ao mesmo tempo que a realeza.
Young acredita existir um movimento cíclico do puritanismo à libertinagem e vice-versa, nos quatro últimos séculos da história ocidental, cada oscilação com mais ou menos um século de duração. Acha que estamos num período em que a oscilação da história nos conduzirá quase automaticamente à liberdade.
Esperança na transformação
Na verdade, assim como não é difícil imaginarmos o irrompimento dessa libertação na Europa e nos países escandinavos, parece que, nas grandes nações fortes, como os Estados Unidos e a Rússia, não podemos conceber uma revolução dos costumes sem violentas revoluções políticas. Wayland Young, em seu entusiasmo, dá a impressão de estar sonhando sob o efeito de um toque de varinha mágica, a mesma impressão que nós é dada durante alguns segundos maravilhosos no filme dos irmãos Marx: Uma Noite na Ópera. Groucho Marx dirigi-se então ao povo americano:
"Que vossa alegria não tenha limites! Que todos saiam abraçados pelas ruas! Que dancem nas encruzilhadas! Que namorem nos parques! Alguém lhe arranca vivamente o microfone...
O autor de Eros Denied tem muita esperança na transformação da linguagem, transformação que D. H. Lawrence iniciou com O Amante de Lady Chartterley.
"Mas até que ponto Lawrence poderia ser bem sucedido em sua época? Se uma linguagem foi encerrada num torniquete, jamais poderemos esperar que tenha uma Circulação normal. Uma língua certamente funcionará melhor se todas as palavras e todos os conceitos circularem livremente por ela, assim como um ser humano funciona muito melhor se seu sangue estiver circulando livremente por seus capilares."
Amor e Morte não são sinônimos
Após a reforma da linguagem, uma reforma da edução deverá exterminar a noção de amor romântico:
"É preciso destruir nos espíritos a idéia de que o amor e a morte coabitam. É preciso também destruir a noção de mistério ligada à sexualidade. Tenta-se persuadir as criança, em nossa falsa educação sexual moderna, que os órgãos de reprodução são mais belos e mais misteriosos que os órgãos da digestão e da respiração. Mas se os autores fossem desafiados a enumerar os mistérios do orgasmo, da fertilização, da gravidez e do nascimento seriam obrigados a constatar que estes não são mais profundos e numerosos que o mistério da digestão, da circulação do sangue, da química da nutrição das células. Na realidade, trata-se de precaver as crianças contra o perigoso e especial e de fazê-las acreditar que estão aprendendo algo assaz extraordinário."
Em suma, trata-se de desmistificar o sexo. E também, para concluir, de ajudar as forças da alegria e da vida a triunfar sobre as forças da vergonha e da morte:
"As duas atitudes, a dos homens que se desesperam e a dos homens que crêem no futuro e veneram a vida; a atitude dos partidários da morte e a dos partidários do prazer; a atitude romântica e a atitude hedonista, coexistem em nossa sociedade e em todas as sociedades, em todos os espíritos e em cada espírito.
O papel das próximas tês gerações é o de fazer predominar a atitude da vida, combatendo a atitude romântica, a vertigem do desespero e da morte. Pois, finalmente, os que acreditam que existe algo de mau na maneira com que são fabricados os seres humanos, são fatalmente levados a acreditar que existe algo de bom na maneira com que são destruídos."
Outra classe marginalizada é a dos homossexuais. Mas a mais importante das classes excluídas é a formada pela juventude:
"A sociedade moderna priva a juventude de seu direito normal ao prazer, condena-a, bloqueia-a e provoca uma situação de exclusão que a conduzirá à explosão.
O Rapaz que observa a moral oficial será um marido sem alma e inerte e passará a vida inteira num estado de domesticidade indolente, oprimido por uma falta de sabor essencial".
O adulto vinga-se no jovem
Há uma lógica sexual inevitável: as relações antes do casamento conduzem a casamentos felizes. Mas estes casamentos felizes não perduram e é preciso dissolvê-los ou substituí-los por outros casamentos felizes... esta revisão dos costumes atuais é dilacerante, mas inevitável:
"O adulto moderno vinga-se sobre os jovens, assim como se vinga sobre as prostitutas, e como se vinga, em geral, sobre todos os excluídos".
Esta vingança está parcialmente relacionada à convicção consciente ou inconsciente de que o pecado original existe.
"Mas não há pecado original: nós mesmos o inventamos e nele nos enrolamos como num lençol. Não temos necessidade de redenção. O homem não nasceu sob uma má estrela. Não há em nós nenhum defeito, nenhuma mácula original ou fatalidade. Não é fácil para nós, por nossa própria cultura, compreender que nós mesmo nos construímos. Há muitas maneiras de se jogar a responsabilidade sobre os outros: sobre os pais, por exemplo.Mas é possível romper esse círculo de desesperança e abandoná-lo para sempre."
Young descreve, em seguida, alguns dos aspectos mais sórdidos e sombrios da representação sexual e fala sobre o sadismo, que segundo ele, poderia ser eliminado pela liberdade sexual e por uma educação apropriada
A respeito do próprio Sade, observa muito justamente que o autor de A Filosofia na Alcova desejou ardentemente a bomba termonuclear:
" Um crime que me daria prazer verdadeiramente - descrevia Sade - seria o de atacar o próprio Sol, expulsá-lo do universo ou utilizá-lo para pôr fogo na Terra.
Depois disso esperamos que os sucessores de Kinsey nos dêem um estudo sobre a correlação entre os hábitos e os desejos sexuais, por um lado, e a atitude política e militar, do outro."
É preciso lembrar, a esse respeito, que Wilhelm Reich, discípulo extraviado de Freud, louco porem genial, já explicava o fascismo pela insuficiência e estreiteza da vida sexual.
Young observa ironicamente que o sadismo se curtocircuita a si mesmo, pois seu fim é a perda dos sentidos e a morte. E acrescenta no mesmo tom:
" O ascetismo cristão se curtocircuita de maneira idêntica. Se a virgindade agrada a Deus, cada vez haverá mais virgens e Deus ficará cada vez mais feliz; mas quanto mais virgens houver, menos homens nascerão para louvar a Deus, o que é uma contradição". É o que achamos em cibernética, de feedback negativo.
Mas o sadismo é apenas um aspecto de menor importância do fundo estado de maldade em que a repressão da liberdade sexual mergulha a humanidade. Por exemplo, o sadismo é apenas um dos aspectos particulares do movimento racista contra os negros
Young é um dos poucos brancos que teve a coragem de afirmar que as perseguições raciais têm uma base sexual.
O Castigo Divino
Repressão e obsessão são os dois frutos podres de nossa civilização. Young fala muito inteligentemente, a propósito da obsessão don-juanesca, em stakanovismo erótico. Stakanovismo é uma expressão russa aplicada aos obreiros que batem recordes de produção, Ela provém do mineiro Stakanov, que fornecia quantidades inacreditáveis de carvão por período de trabalho. O emprego dessa palavra permite que se estigmatize o conjunto da sociedade americano-soviética.
Existem, a esse respeito, documentos muito curiosos e, notadamente, um livro anônimo publicado na Inglaterra em 1888 sob o t´tulo Minha vida Secreta, Ineditamente proibido do qual foi vendido um exemplar em 1926 pela soma fabulosa de 17 mil libras, provavelmente a maior soma gasta até hoje por uma obra de literatura erótica.
O autor, que parece sincero, apresenta-se simplesmente como o negativo, a imagem inversa do puritano: a continência e a obsessão são, tanto uma quanto a outra, formas de exclusão.
O desaparecimento das doenças venéreas e a pratica de técnicas anticoncepcionais facilmente aplicáveis aumentarão ainda mais a frequência do stakanovismo sexual que parece já estar muito desenvolvido nos países anglo-saxões.
É preciso notar que Young, geralmente bem informado, é bastante otimista no que concerne ao desaparecimento das doenças venéreas. os antibióticos parecem ter perdido seu efeito. Resta-nos desejar que a síntese orgânica acabe por anular definitivamente essas doenças que foram consideradas por muito tempo como um castigo de Deus, sua vingança contra o prazer.
"Quando se viu pela primeira vez o espiroqueta arrasta-se e retorcer-se em espiral sob a lente do microscópio, ele foi considerado como o mensageiro divino, o portador do castigo."
Ao terminar o exame do presente, Young declara que Freud foi mumificado e envaidecido por seus adeptos. Na verdade, ele já foi largamente ultrapassado.
Freud um superado
"No tempo de Freud, o que estava prestes a se decompor nos esgotos e que ele trouxe à luz, era a sexualidade. No nosso tempo, o que está prestes a se decompor nos esgotos é o dinheiro. Entretanto, continuar discutindo, como fazem os freudianos, a perversidade entre criancinhas, é aceita a doutrina do pecado original e das obras do diabo. Que estranho "Liberador" este, que escrevia: "Nossos órgãos sexuais são os mesmos dos macacos e nós os trazemos conosco". Mas, nesse caso, nossas orelhas também o são!"
Além disso, foi como homem que Freud viu as mulheres e , como classe, elas também foram excluídas.
Quando a psicoterapia freudiana, convém lembramos que, após sessenta anos de psicanálise, parece estar estabelecido que o simples escoamento do tempo cura mais rapidamente e melhor do que a psicanalise. Convém, enfim, que notemos a semelhança entre psicanálise e a confissão, e a semelhança entre a cerimonia em que o futuro psicanalista por um velho psicanalista é analisado por um velho psicanalista e ordenação dos padres...
O Futuro
Não haverá mais desonra em honrar nossos desejos, sejam eles quais forem
O futuro próximo é a explosão. O futuro a ser construído é uma sociedade sexualmente livre.
"Uma época de liberdade sexual perfeita significa, para mim, não uma sociedade em que todo mundo durma com todo mundo, indiscriminadamente, mas uma sociedade em que cada um é totalmente livre para viver da maneira que escolheu por introspecção e livre arbítrio. uma sociedade onde os homens podem ser maridos fiéis, maridos infiéis, stakanovistas do amor, homossexuais e onde as mulheres podem ser esposas fiéis, esposas infiéis, stakanovistas, e onde tudo isso não chamasse mais atenção do que ser padre, jornalista, professor, engenheiro.
Dessa forma, os indivíduos encontrarão a vida que lhes convém, de acordo com as forças sociais e pessoais que os estimulam. Se a censura desaparece, se a ignorância desaparece e se a livre escolha fosse permitida, não haveria mais razão para que se ficasse infeliz por se ter escolhido esta ou aquela maneira de viver...
Sempre que perseguimos um desvio sexual determinado, estamos aumentando o número daqueles que praticam outro desvio. Se toda perseguição cessasse, não vejo nenhuma razão para que algum dentre eles aumente em número."
O Prazer Vem do Prazer
O Movimento natural da história e a ação dos homens e das mulheres à procura da liberdade chegarão a um estágio que não será nem uma utopia, nem uma idade de ouro.
" Nunca as coisas foram melhores ou piores. Elas foram diferentes, só isso; e serão diferentes. Certas causas de descontentamento foram eliminadas. Mas cada causa de descontamento eliminadas traz outras novas causas. Há uma lei de conservação do descontentamento. O homem é uma criatura que não é nem feliz, nem infeliz. Supor que o descontentamento poderia desaparecer, é o mesmo que acreditar que energia pode desaparecer."
Quais as medidas práticas que devem ser tomadas para que a revolução dos costumes seja organizada? Quanto a isso, Wayland Young é bastante vago. Ele acredita numa educação sexual baseada no seguinte princípio:
" O Prazer vem simplesmente do prazer e não da quebra de um tabu."
Deve-se notar que a educação sexual começa a se propagar, mesmo na Rússia. Os primeiros trabalhos sobre educação sexual acabam de aparecer neste país e esgotaram-se rapidamente.
Se a explosão é inevitável, pode-se acelerá-la, principalmente defendendo-se a liberdade de expressão. Existe relação entre a leitura de obras que exaltam o erotismo e os crimes de natureza sexual? Não dispomos de nenhum material estatístico sério a esse respeito. Pesquisas sistemáticas poderão auxiliar-nos, no futuro, na descoberta de certas correlações. Nesse caso, seria necessária uma lei de censura justa, e não nossas leis atuais, baseadas unicamente em nosso medo do sexo, em nossa negação de Eros.
A Revolução Sexual abalará a religião?
Young acha que não. Houve libertinos religiosos principalmente entre os gnósticos do segundo século alexandrino. Estes preconizavam um comunismo sexual cujo objetivo, parece, era o de demonstrar superioridade do homem sobre a matéria. Várias seitas protestante do século 16 na Inglaterra estimularam consideravelmente a liberdade sexual.
A segunda fase da libertinagem, segundo Young, é agnóstica e irreligiosa. Ela atinge sua mais nítida expressão na França, antes da revolução de 1789. Foi a reação de homens protegidos pela riqueza contra as opressões e que rejeitavam tanto a sociedade quanto a Deus. Essa libertinagem foi exterminada pela Revolução Francesa ao mesmo tempo que a realeza.
Young acredita existir um movimento cíclico do puritanismo à libertinagem e vice-versa, nos quatro últimos séculos da história ocidental, cada oscilação com mais ou menos um século de duração. Acha que estamos num período em que a oscilação da história nos conduzirá quase automaticamente à liberdade.
Esperança na transformação
Na verdade, assim como não é difícil imaginarmos o irrompimento dessa libertação na Europa e nos países escandinavos, parece que, nas grandes nações fortes, como os Estados Unidos e a Rússia, não podemos conceber uma revolução dos costumes sem violentas revoluções políticas. Wayland Young, em seu entusiasmo, dá a impressão de estar sonhando sob o efeito de um toque de varinha mágica, a mesma impressão que nós é dada durante alguns segundos maravilhosos no filme dos irmãos Marx: Uma Noite na Ópera. Groucho Marx dirigi-se então ao povo americano:
"Que vossa alegria não tenha limites! Que todos saiam abraçados pelas ruas! Que dancem nas encruzilhadas! Que namorem nos parques! Alguém lhe arranca vivamente o microfone...
O autor de Eros Denied tem muita esperança na transformação da linguagem, transformação que D. H. Lawrence iniciou com O Amante de Lady Chartterley.
"Mas até que ponto Lawrence poderia ser bem sucedido em sua época? Se uma linguagem foi encerrada num torniquete, jamais poderemos esperar que tenha uma Circulação normal. Uma língua certamente funcionará melhor se todas as palavras e todos os conceitos circularem livremente por ela, assim como um ser humano funciona muito melhor se seu sangue estiver circulando livremente por seus capilares."
Amor e Morte não são sinônimos
Após a reforma da linguagem, uma reforma da edução deverá exterminar a noção de amor romântico:
"É preciso destruir nos espíritos a idéia de que o amor e a morte coabitam. É preciso também destruir a noção de mistério ligada à sexualidade. Tenta-se persuadir as criança, em nossa falsa educação sexual moderna, que os órgãos de reprodução são mais belos e mais misteriosos que os órgãos da digestão e da respiração. Mas se os autores fossem desafiados a enumerar os mistérios do orgasmo, da fertilização, da gravidez e do nascimento seriam obrigados a constatar que estes não são mais profundos e numerosos que o mistério da digestão, da circulação do sangue, da química da nutrição das células. Na realidade, trata-se de precaver as crianças contra o perigoso e especial e de fazê-las acreditar que estão aprendendo algo assaz extraordinário."
Em suma, trata-se de desmistificar o sexo. E também, para concluir, de ajudar as forças da alegria e da vida a triunfar sobre as forças da vergonha e da morte:
"As duas atitudes, a dos homens que se desesperam e a dos homens que crêem no futuro e veneram a vida; a atitude dos partidários da morte e a dos partidários do prazer; a atitude romântica e a atitude hedonista, coexistem em nossa sociedade e em todas as sociedades, em todos os espíritos e em cada espírito.
O papel das próximas tês gerações é o de fazer predominar a atitude da vida, combatendo a atitude romântica, a vertigem do desespero e da morte. Pois, finalmente, os que acreditam que existe algo de mau na maneira com que são fabricados os seres humanos, são fatalmente levados a acreditar que existe algo de bom na maneira com que são destruídos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário